Aproxima+SC
16 de agosto de 2023
Acafe e Fapesc iniciam projeto Aproxima + SC por Rio do Sul no CINF
Detentora da maior rede de pesquisadores do estado, a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) iniciou sua participação no projeto Aproxima + SC, junto da Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (Fapesc), colocando seu corpo técnico e acadêmico à disposição do desenvolvimento dos setores produtivos. O primeiro encontro ocorreu nesta quarta-feira, 16, em Rio do Sul, no Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale, Unidavi. Ao todo serão 13 edições em todas as regiões do estado reunindo centenas de empresários e entidades.
''O Aproxima + SC vem ao encontro do propósito maior da Acafe que é promover o desenvolvimento por meio da educação. Nós estamos em todo o estado de Santa Catarina com pesquisas em desenvolvimento e um corpo técnico altamente preparado para auxiliar os setores produtivos em melhorias de processos, novas tecnologias e avanços em seus negócios'', explica a presidente da Acafe e reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense, Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.
De acordo com o assessor de relações institucionais da Acafe, Adriano Rodrigues, será um roteiro de intensos diálogos para ouvir os setores produtivos e empregar os pesquisadores e acadêmicos em pesquisas e inovação no estado. ''Santa Catarina já é vanguarda no desenvolvimento de tecnologia e inovação e isso acontece por conta do altíssimo nível de ensino que as nossas Universidades Comunitárias ofertam para o mercado. Mais uma vez, estamos nos unindo ao executivo estadual para ofertar inteligência acadêmica em prol do desenvolvimento'', comenta.
O Presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, elogiou o encontro em Rio do Sul. Rio do Sul foi a primeira a receber ''Nós tivemos um dia especial. A Acafe, através da Unidavi, junto com as federações da indústria, comércio e regionais demonstraram o interesse e manifestaram a importância da aproximação com o governo do Estado, na figura da Fapesc. Isso é importante para que nós possamos entender o contexto, direcionar recursos e priorizar projetos importantes, verificando onde está a demanda e a oferta de oportunidades''.
O Reitor da Unidavi, Alcir Teixeira, celebrou o fato da instituição ter sido a primeira a receber o roteiro. ''Somos privilegiados pelo início pela região do Alto Vale do Itajaí. A Fapesc está em um tempo novo, vindo ao encontro das forças produtivas e da academia, pelo desenvolvimento de toda a região. Certamente, o Alto Vale dará o retorno e todo recurso será muito bem aplicado''.
Nesta oportunidade, foi inaugurado o Living Lab por meio da cerimônia de descerramento da faixa diante do Paraciclo Sustentável. Estiveram presentes empresários, entidades representativas, universidades e atores-chave regionais, além de pesquisadores e representantes do poder público. O Presidente Fábio testou suas habilidades na bike elétrica e enfatizou a importância de projetos focados na mobilidade urbana e elétrica.