A Mobilidade Sustentável é o programa por meio do qual a EPM (grupo empresarial das Empresas Públicas de Medellín) procura incentivar a criação e liderar o ecossistema da mobilidade em conjunto com as entidades governamentais para a realização das ações necessárias que permitam a massificação da mobilidade elétrica, em princípio na Área Metropolitana do Vale da Aburra e depois nos demais territórios onde o Grupo EPM está presente.
A mobilidade elétrica envolve todos os meios de transporte cuja locomoção é realizada por meio da utilização de energia elétrica. A iniciativa procura desenvolver projetos que contribuam para a sustentabilidade ambiental, refletindo sobre o lançamento e operação da mobilidade elétrica e tudo o que esta implica.
Dados e histórico
A tecnologia sobre a qual se desenvolve a mobilidade eléctrica não é nova no mundo. Na verdade, os primeiros automóveis eram movidos a eletricidade. Por outra perspectiva, Medellín com seu sistema de transporte coletivo Metrô, os Metrocables e o Bonde Ayacucho é pioneira na Colômbia no uso da mobilidade elétrica, oferecendo serviços seguros e eficientes que contribuem para a conservação do meio ambiente.
Alguns dados destacados pela EPM:
Em 2009, avalia-se a viabilidade da sua participação no ecossistema de mobilidade elétrica na Colômbia.
Em 2012, implementa-se um piloto de 10 veículos elétricos Mitsubishi I-MIEV e 12 motocicletas elétricas.
Em 2013, decide-se pela promoção da utilização desta tecnologia entre os cidadãos e empresas que desenvolvem as suas atividades no Vale do Aburrá.
Em junho de 2016, inicia-se a operação comercial da oferta e a promoção do ecossistema de mobilidade elétrica.
Em junho de 2017, a EPM adquire um ônibus 100% elétrico de oito metros, que é utilizado para a realização de testes-piloto de operação e funcionamento desses veículos, bem como para o transporte de seus funcionários.
Em abril de 2018, a Secretaria de Mobilidade de Medellín, a Área Metropolitana do Vale do Aburrá e a EPM colocam em operação um ônibus articulado 100% elétrico com capacidade para 180 passageiros para o sistema Metroplus.
Em maio de 2019, é lançado o programa de táxi elétrico da EPM e da Prefeitura de Medellín, que coloca em operação os primeiros veículos desse tipo na cidade.
Em setembro de 2019, o sistema Metro Plus inclui 64 ônibus elétricos em sua operação.
A partir de 2020, o mercado gerou uma importante dinâmica no lançamento e venda de veículos elétricos, colocando a Colômbia como referência na adoção desta tecnologia em nível sul-americano.
Na Colômbia, existe um número significativo de marcas de automóveis de alto reconhecimento internacional que distribuem veículos elétricos de diversos preços e aplicações, de acordo com as necessidades e utilização dos clientes. Entre eles estão: Mercedes Benz, Mini, Nissan, Audi, BMW, BYD, Porsche, Renault, Hyundai, Tesla e Volvo, Sitom, Lifan, entre outros.
Ao final de junho de 2022, mais de 3.200 veículos elétricos (PHEV e BEV) circulavam no Vale do Aburrá.
Benefícios da mobilidade elétrica
Os veículos estão isentos de participação em rodízio em todo o Vale do Aburrá.
Zero emissões de CO2 decorrentes da utilização de veículos 100% elétricos ou baixas emissões com híbridos plug-in.
Baixo nível de poluição sonora (menos de 30 decibéis).
Economia de até 60% dos custos estimados de manutenção.
Contribuição para a melhoria da qualidade do ar.